terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Neoclassicismo

Neoclassicismo sec. XVIII

Movimento cultural do fim do século XVIII, o Neoclassicismo está identificado com a retomada da cultura clássica por parte da Europa Ocidental em reação ao estilo Barroco.

As principais características do neoclassicismo são:
  • Academicismo: nos temas e técnicas, isto é, sujeição aos modelos e regras ensinadas nas escolas ou academias;
  • Harmonia do colorido nas pinturas e exatidão de contornos;
  • Restauração da arte greco-romana;
  • Arte entendida como imitação da natureza, num verdadeiro culto à teoria de Aristóteles.

Pintura do neoclassicismo

A pintura do neoclassicismo desenvolve-se durante o final do século XVIII a partir de França, como reacção aos excessos do barroco e do rococó, no contexto cultural do Iluminismo e da influência da Antiguidade Clássica, impulsionada pelas escavações das cidades da Roma Antiga, Pompeia e Herculano.

Desaparecem quase por completo as cenas religiosas para dar lugar ao gosto pelo historicismo (principalmente da Roma Antiga), temas do quotidiano e ainda mitológicos.

Os artistas neoclássicos vão basear-se na sua estética renascentista, mas vão atribuir-lhe um novo significado e um novo conteúdo, vão usá-la como invólucro da mensagem contemporânea da nova visão do mundo e da sociedade.
Características formais:

A pintura neoclássica é uma pintura descritiva de forte realismo, onde o traço linear assume maior importância que a aplicação da cor (ao contrário da expressividade pictórica do Romantismo). As cenas vivem da composição formal, são harmoniosas, os elementos possuem contornos bem definidos e são dispostos em planos ortogonais equilibrados. De um modo geral as figuras assumem uma postura rígida, onde a luz artificial direccionada (em foco) ajuda à criação de um ambiente teatral, resultando numa imagem sólida e monumental. Esta frieza, conseguida pelo artificialismo da composição, distancia o observador, tornando a pintura numa imagem simbólica.


Exemplos de Pinturas Neoclássicas.

O Juramento dos Horácios (1784) é uma obra do pintor francês Jacques-Louis David. Apesar de ter sido pintado cinco anos antes do começo da Revolução Francesa, ilustra os ideais artísticos do neoclassicismo.


Mostra três irmãos fazendo a saudação romana, no qual juram que lutarão pela República Romana, embora a sua decisão traga sofrimento às suas famílias. A pintura simboliza o princípio segundo o qual o dever público, o sacrifício pessoal e o patriotismo são valores superiores à própria segurança.


                              A Banhista de Valpinçon



Pintura a óleo sobre tela,  executada em 1808 por Jean Auguste Dominique Ingres.
 A Harmonia do colorido e a exatidão de Contornos presentes na Pintura fazem-na encaixar-se Perfeitamente com uma Obra-de-arte Neoclassicista.

Neoclassicismo em Portugal:


 Vieira Portuense, D. Filipa de Vilhena armando seus filhos cavaleiros (1801)
Bem neoclássica pela modelação dos corpos, pelas cores e pela composição.



Sem comentários: